• 64 99927 3817
anuncie

19 de dezembro de 2019

EM BRASÍLIA, ROSELMA LUCCHESE FOI EMPOSSADA REITORA PRO TEMPORE DA UFCAT; CERIMÔNIA DE APRESENTAÇÃO ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA (20), EM CATALÃO

Roselma Lucchese assina seu termo de posse no cargo de Reitora Pro Tempore da UFCAT. Foto: Roberto Tavares/Reprodução

No último dia 12 de dezembro de 2019, na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF, ocorreu a cerimônia em que a atual Diretora da Regional Catalão/UFG, Professora Roselma Lucchese, foi empossada no cargo de Reitora Pro Tempore da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Compondo a mesa presidida pelo Ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub, Roselma e os demais reitores que seriam empossados no ato assinaram seus respectivos termos de posse e fizeram seu primeiro pronunciamento oficial no cargo.

Desde a publicação da Lei 13.634, de 20 de março de 2018, que criou a UFCAT a partir do desmembramento da Regional Catalão da UFG, foi iniciado um trabalho em conjunto com autoridades políticas municipais, estaduais, MEC e Reitoria da UFG para a concretização deste ato de nomeação e posse da Reitoria Pro Tempore da UFCAT.

Em seu discurso de posse, Roselma estendeu agradecimentos a todos e todas que se envolveram neste processo de criação da UFCAT e ressaltou a luta para chegar a este momento. “Muitos foram aqueles que nos ajudaram, a nossa luta é de mais de 30 anos. Represento uma comunidade universitária que resistiu muito todo esse tempo por acreditar que o ensino superior, no interior do estado, é necessário. Ele promete e cumpre o desenvolvimento socioeconômico e cultural imensurável“.

A Reitora também agradeceu o apoio das autoridades e personalidades políticas de Catalão-GO, lá representadas pelo Prefeito Adib Elias, e reforçou o compromisso de carregar com excelência o nome da cidade que nomeia também a universidade. “Levaremos o nome de Catalão, região e Goiás para o mundo. Estamos aqui para o trabalho“. Roselma agradeceu ainda o apoio da bancada federal goiana, representada na cerimônia pelos Deputados Federais José Nelto, João Campos e pelo Senador Vanderlan Cardoso. Agradeceu também os parlamentares que se esforçaram junto ao MEC para efetivação da UFCAT e das demais supernovas universidades federais, representados na ocasião pelo Senador Wellington Fagundes, do Mato Grosso, e Átila Lira, do Piauí.

Por fim, Roselma concluiu seu discurso mencionando a equipe de gestão, que conduziu junto dela a direção da Regional e o processo de transição à uma universidade federal autônoma, e a comunidade universitária. “Tenho outros gestores que me acompanharam hoje e estão aqui. Muito obrigado pelo trabalho que vocês desenvolvem ao meu lado. Ao cumprimentá-los lembro também de nossa comunidade universitária, da nossa cidade de Catalão e da região do nosso estado de Goiás“.

Comitiva da UFCAT presente na cerimônia de posse da Reitora Pro Tempore Roselma Lucchese. Fotos: Roberto Tavares/Reprodução 

Fechando o ato, o Ministro da Educação fez seu pronunciamento e expressou que espera que essas novas universidades sejam centros de excelência modernos. “O objetivo é transformar as regiões aonde estas universidade atuam, do ponto de vista econômico, social, educacional, científico, cultural. Temos aqui um grupo de profissionais brilhantes, muito bem recomendados, com trajetória fantástica. Contamos com apoio de vocês para fazer as mudanças no ensino superior federal público“, disse Weintraub aos reitores e reitoras recém-empossados e empossadas.

Após este ato de nomeação e posse da Reitora Pro Tempore os próximos passos da UFCAT serão a emissão do CNPJ e elaboração de seu estatuto.



CERIMÔNIA DE APRESENTAÇÃO DA REITORA PRO TEMPORE ROLSEMA LUCCHESE, ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA (20/12)

A cerimônia de apresentação de Roselma Lucchese como Reitora Pro Tempore da Universidade de Catalão (UFACAT), está marcada para esta sexta-feira, 20 de dezembro, às 19h, no auditório Professor Bastos Perillo, na UFCAT. 

Escrito por: Redação/