• 64 99927 3817
anuncie

20 de novembro de 2019

FESTEIROS E COMISSÃO ORGANIZADORA DA 144ª FESTA DO ROSÁRIO JÁ INICIARAM REUNIÕES PARA PREPARATIVOS; A MAIOR FESTA DAS CONGADAS DO BRASIL DE 2020 JÁ TÊM DATA MARCADA

Casal de festeiros da 144ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, Ginerclei Pereira dos Santos e Elisabel Calaça (Mãe e Filho). Foto: Badiinho Filho

O casal de festeiros Ginerclei Pereira dos Santos e Elisabel Calaça (Mãe e Filho), juntamente com a sua comissão organizadora, iniciaram no último dia 11 de novembro, a reza do terço mensal e as reuniões para que seja traçado as estratégias para a realização de eventos que antecedem a 144ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, a ser realizada de 02 a 12 de outubro de 2020.

No mês de dezembro, o terço será festivo, o qual arrecadará brinquedos para serem distribuídos para as crianças carentes da cidade.

Na primeira reunião após o terço, também ficou decido a realização de dois eventos que antecederão a grandiosa Festa do Rosário, afim de arrecadar recursos para a realização da mesma.

No início do próximo, será realizado um pré-carnaval, evento que provavelmente será realizado do Largo do Rosário, e logo em seguida, também será realizado um festival de chopp com local e data a serem definidos pelos festeiros e comissão organizadora.


SOBRE A FESTA DO ROSÁRIO E AS CONGADAS DE CATALÃO 

As congadas de Catalão, é consireda a maior do Brasil, pois é composta por 25 ternos com quase 6 mil dançadores. Foto: Badiinho Filho/Arquivo

Congadas de Catalão| A Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, é tradicional e faz parte do calendário cultural de Catalão, é também, considerada a maior festa das congadas do Brasil, pois são 25 ternos com mais de 5 mil dançadores, que dão um colorido fantástico nas ruas da cidade, principalmente no seu encerramento, quando se apresentam fardados na 20 de agosto, avenida principal do centro de Catalão.

SOBRE AS BARRAQUINHAS 

Durante a festa as ruas próximas a Igreja do Rosário é tomada por vendedores ambulantes de todo o país. Foto: Reprodução

Barraquinhas| Outra tradição durante a festa religiosa e cultural, é a parte comercial, pois as imediações da Igreja de Nossa Senhora do Rosário é tomada por barraqueiros de vários cantos do país, os quais acampam na cidade para a comercialização de vários produtos, desde roupas, calçados, a eletroeletrônicos. 

 

Escrito por: Badiinho Filho