• 64 99927 3817
anuncie

19 de novembro de 2019

GOIÁS: BOMBEIROS SÃO ALVOS DE INVESTIGAÇÕES POR FRAUDES NA EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE SEGURANÇA

Foto: Reprodução

Uma operação deflagrada nesta terça-feira (19) apura fraudes na certificação de segurança contra incêndio e pânico emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO). As investigações apontam um esquema criminoso, formado por bombeiros de Goiás, incluindo membros do alto comando da corporação, que concedia Certificados de Conformidades (Cercons) para empresas e empresários que não cumpriam as normas e protocolos de segurança.

Além dos 5 mandados de prisão, a operação também cumpre 17 mandados de busca e apreensão em empresas, residências e instalações militares, incluindo o prédio do Comando-Geral do CBM-GO.

De acordo com as investigações do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o grupo burlava o regramento normativo e concedia Cercons para empresas e empresários que não cumpriam as normas e protocolos de segurança, colocando vida e patrimônio da coletividade em grave e iminente risco.

Conforme apurado pelo órgão, o grupo recebia vantagens financeiras para interesse próprio, além de valores destinados a construções e reformas nas unidades militares. Outras modalidades de crime também são alvo de investigação, como a aquisição de bens utilizados para publicidade e marketing em diversos eventos promovidos pela instituição. Shoppings e centros comerciais em várias regiões de Goiânia tiveram os Cercons emitidos irregularmente.

A Operação Desconformidade conta com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) e Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Goiás. 

Em nota, o CBM-GO frisa que “não coaduna com desvios de conduta ou atividades que possam ferir os princípios da legalidade e da moralidade”. 

Mais detalhes da ação serão repassados em coletiva do MP-GO com a SSP-GO na tarde desta terça-feira. 

 

Escrito por: Redação/O Hoje