• 64 99927 3817
anuncie

22 de outubro de 2019

OUTUBRO ROSA: PREFEITURA DE CATALÃO OFERTA GRATUITAMENTE 5 MIL EXAMES DE MAMOGRAFIA

Prefeito Adib Elias Júnior. Foto: TV Sucesso/Reprodução

OUTUBRO ROSA| Os exames de mamografia serão feitos numa clínica particular, localizada na Avenida 20 de agosto, no Centro de Catalão. A Clínica irá disponibilizar os atendimentos das 07h às 20 horas, de segundas às sextas-feiras, e aos sábados, das 07h às 13 horas.

O primeiro passo para garantir o exame, a mulher deve procurar uma Unidade Básica de Saúde no seu bairro.

Secretário de Saúde do município de Catalão, Velomar Gonçalves Rios. Foto: TV Sucesso/Reprodução

“A mulher vai procurar a Unidade Básica de Saúde, ali ela vai ter o pedido, a solicitação, a marcação será por lá mesmo (UBS), e depois de marcado o dia e horário, ela irá até à clínica para fazer o exame da mamografia, onde ela será atendida juntamente com quem têm plano de saúde, ou com quem busca atendimento particular, ou seja, ela terá um atendimento direcionado como é para qualquer outra pessoa”, destacou o Secretário de Saúde de Catalão, Velomar Gonçalves Rios.

Ainda de acordo com Secretário de Saúde, existe uma faixa etária recomendada para a realização da mamografia. “Nós temos dois públicos que serão direcionados a eles, sendo o primeiro público, aquele que chamamos de rastreio, que são as prevenções, sendo mulheres na faixa de 50 a 69 anos de idade. Qual é o caminho para ter acesso a essas mamografias? Qualquer clínico geral que atendam o Sistema Único de Saúde das unidades dos municípios, pode fazer a solicitação, e como falamos acima, lá mesmo na UBS será solicitado a marcação do exame”, frisou Velomar.

O outro grupo, é qualquer mulher que tenha a indicação de um médico ginecologista, e esse também é um público que terá acesso a esses exames. É válido lembrar, que preconizado pelo Ministério da Saúde, que as mulheres para fazer esse exame de rastreio, essa prevenção, é de 50 a 69 anos de idade. Já a Sociedade Brasileira de Ginecologia, defende que seja a partir dos 40 anos de idade, e como somos órgãos público e temos que atender as normas do Ministério da Saúde, por isso é que nós estamos atendendo essa preconização do MS com essa idade entre 50 e 69 anos”, esclareceu o responsável pela saúde do município, Velomar Rios.

Para realização dos 5 mil exames de mamografia, serão investidos mais de R$ 400 mil reais.

“No mês em que está se tentando fazer toda a prevenção de câncer de mama, conhecido como ‘Outubro Rosa’, a prefeitura saí na frente, e coloca 5 mil mamografias disponíveis para as mulheres de Catalão. Só a grandeza desse número, já mostra não só a nossa preocupação, como também o nosso interesse de que nós possamos ter aqui, o mínimo de comprometimento com as mulheres de Catalão”.

“É um momento muito importante para mim, quero aqui parabenizar o Secretário de Saúde, Velomar Rios, também o Jamil Torquato que participa efetivamente de todo esse projeto, e dizer que vamos continuar, fazendo em Goiás, em Catalão, uma das melhores saúdes não somente do nosso Estado, mas do interior brasileiro”, disse o Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, em evento realizado na tarde da última segunda-feira (21).

 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações do Balanço Geral – TV Sucesso