• 64 99927 3817
anuncie

15 de outubro de 2019

NÃO FOI NA ENTREGA DE COROA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO? ENTÃO ASSISTA TODOS OS MOMENTOS AQUI NO BLOG DO BADIINHO

Apresentação do terno Penacho. Foto: Badiinho Filho

Na tarde de ontem, segunda-feira, 14 de outubro, foi feriado municipal na cidade de Catalão, pois foi o dia de encerramento definitivo da 143ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, isso depois de 11 dias da maior festa religiosa e cultural de nossa cidade, considerada umas das maiores de Goiás e a maior Festa das Congadas do nosso país. 

Os mais de 5.600 dançadores de 24 ternos de Congos, representando as Congadas de Catalão, coloriam as ruas de nossa cidade logo nas primeiras horas desta segunda-feira, é que eles fizeram visitas em diversos lares catalanos, onde foram servidos café da manhã, lanches e até almoços. Grande parte dos dançadores foram também para o Centro Folclórico, localizado no Largo do Rosário, onde o casal de festeiros, comissão organizadora e a Irmandade Nossa Senhora do Rosário, serviram um almoço aos dançadores. 

Mais de 5.600 dançadores de 24 ternos passaram pela Avenida 20 de agosto, transformada em um Congodromo. Foto: Badiinho Filho

O brilho maior do dia de ontem, começou a contecer por volta das 15h30, quando o Mariante, composto apenas por mulheres entrou na Avenida 20 de agosto, e daí em diante, a principal avenida de Catalão, localizada no coração da cidade, ganhou uma mistura de cores, com os batuques miturado aos sons de diversos instrumentos, que tocaram os corações da nossa gente, fiéis de devotos de Nossa Senhora do Rosário, considerada a padroeira de Catalão. 

foram quase cinco horas de apresentação dos 24 ternos de congos, até que por volta das 20h30, a coroa chegou finalmente no destino final, carregada pelo casal de festeiros deste ano, André Cândido e Cítina Emídio, e escoltada pelo reinado e pelos Generais das Congadas, ela foi repassada ao novo casal de festeiros, um casal mais que unidos, pois é mãe e filho os escolhidos, Ginercley e Elisabel Calaça e sua comissão organizadora, serão os responsáveis de igualar ou superar em 2020, o sucesso da grandiosa Festa do Rosário de 2019. 

O Blog do Badiinho acompanhou tudo, transmitindo ao vivo a apresentação de todos os ternos das Congadas de Catalão, a qual foi assistada pela maioria da população catalana, e também por pessoas espalhadas em várias regiões do Brasil e até do exterior, como uma das nossas seguidoras, que relatou estar em Portugal, mas que acompanhou tudo pela nossa transmissão. 

 

PARTE 1

PARTE 2