• 64 99927 3817
anuncie

30 de setembro de 2019

MILHARES DE PESSOAS ACOMPANHARAM O ÚLTIMO ENSAIO DAS CONGADAS DE CATALÃO REALIZADO NO ÚLTIMO DOMINGO (29); FESTA DO ROSÁRIO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (04/10) COM A 'ALVORADA'

Cerca de 5.600 dançadores passaram pelo Largo do Rosário na tarde do último domingo (29), no ensaio geral, o último antes da festa. Foto: Badiinho Filho

Muitos devotos de Nossa Senhora do Rosário e simpatizantes das Congadas de Catalão, estiveram na tarde de ontem, domingo, 29 de setembro, no Largo do Rosário para acompanhar o ensaio geral dos 24 ternos de Congos que se apresentarão na 143ª Festa do Rosário, que começa na próxima sexta-feira (04/10), com a realização da alvorada, quando os cerca de 5.600 dançadores sairão pelas ruas da cidade, para anunciar o início da grandiosa e centenária festa religiosa. 

O grande encontro dos dançadores e ritmistas acontece sempre no domingo que antecede a festa, um esquentar dos tambores e instrumentos, que homenageiam a Senhora do Rosário. 

“É um momento de muita alegria que estamos aqui hoje, passando a revisão de todos os ternos, e pelo o que todos viram aqui nesta tarde, estão todos aprovados, e aqui é uma manifestação da alegria e da fé de cada um de nós”, destacou o General das Congadas, Laudimir da Silva, popularmente conhecido como Gimiro. 

Os 24 ternos de Congos das Congadas de Catalão, partiram das casas de seus capitães, espalhados nos quatro cantos da cidade, rumo ao Largo do Rosário, onde foram cumprimentar e receber as aprovações dos Generais das Congadas. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário, patrimônio histórico da cidade de Catalão. Foto: Badiinho Filho
Ruas nas imediações foram tomadas pelos dançadores, familiares e amantes das Congadas de Catalão. Foto: Badiinho Filho
Imagem mostra terno de Congo indo em direção a Igreja do Rosário. Foto: Badiinho Filho

 

ASSISTA A REPORTAGEM

INÍCIO DA FESTA 

A 143ª Festa em Louvor a Nossa do Rosário, terá início na madrugada de quinta (03/10) para sexta-feira (04/10), com a realização da alvorada, onde os dançadores saem às ruas da cidade com destino ao Largo do Rosário, onde cumprimentam os Generais e o Reinado da Irmandade do Rosário, e em seguida adentram ao Centro Folclórico para degustarem um delicioso café da manhã que é servido aos dançadores. 

A festa religiosa segue até o dia 14 de outubro, com celebração de missas campal, reza do terço todos os dias em três horários (às 06h, 15h e 18h). O encerramento da Festa do Rosário será no dia 14 de outubro, com a entrega da coroa de Nossa Senhora do Rosário ao novo casal de festeiros (Ginercley e Elisabel Calaça), que ficarão encarregados em realizar a festa em 2020. 


BARRAQUINHAS

Foto: Drone Super Catalão/Reprodução

Além da parte religiosa, outro grande atrativo na centenária e tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, é as Barraquinhas, que comercializam todos os tipos de produtos. Desde de 2017, todas as barraquinhas foram padronizadas, afim de oferecer mais conforto e segurança aos participantes. Segundo a Prefeitura de Catalão, neste ano foram disponibilizados cerca de 570 pontos, dos quais, 120 são para comerciantes de nossa cidade.

VEJA O CARTAZ DA FESTA 

Foto: Reprodução

 

SIGA O INSTRAGRAM DO BLOG DO BADIINHO E FIQUE ATUALIZADO COM AS NOTÍCIAS DA FESTA DO ROSÁRIO 2019, A MAIOR FESTA DE CONGADAS DO BRASIL 

 

Ver essa foto no Instagram

 

TENDAS PARAS AS BARRAQUINHAS DA FESTA DO ROSÁRIO COMEÇAM A SEREM MONTADAS . Neste sábado (28/09), teve início a montagem das tendas para as tradicionais barraquinhas, parte comercial da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário que começa na próxima sexta-feira (04/10). . Desde de 2017, as barraquinhas deixaram de serem de lonas improvisadas, passando a ter medidas determinadas, sendo respeitados o limites de segurança determinados pelos órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros, além das instalações elétricas também terem sido padronizadas. . Segundo Adriano Naves, diretor do Departamento de Tributos Imobiliários de Catalão, ao total foram disponibilizados 570 pontos para a instalação das barracas, dos quais, 128 deles são destinados para pessoas de Catalão. . Para a realização da festa religiosa, cerca de nove ruas nas imediações do Largo do Rosário, na região central, deverão ser interditadas pela Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC). . 🌐Acesse: www.badiinho.com.br e leia o nosso conteúdo completo! . 📸Foto 2: Drone Super/Reprodução . #blogdobadiinho #festadorosario2019 #barraquinhas #montagem #tendas

Uma publicação compartilhada por Blog do Badiinho (Oficial) (@blogdobadiinho) em


Escrito por: Badiinho Filho