• 64 99927 3817
anuncie

28 de setembro de 2019

MAIS DE 5 MIL DANÇADORES DE 24 TERNOS DE CONGOS SE REUNIRÃO NO LARGO DO ROSÁRIO NESTE DOMINGO (29) PARA ÚLTIMO ENSAIO

Mais de 5 mil dançadores das Congadas de Catalão estarão nas ruas e avenidas de Catalão neste domingo (29). Foto: Facebook -Irmandade do Rosário/Reprodução

Neste domingo, 29 de setembro, a partir das 15h, os mais de 5 mil dançadores de 24 ternos de Congos, estarão se reunindo no Largo do Rosário, no Centro de Catalão, local onde é realizado a centenária Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, para o ensaio geral, o último antes da festa que começa na madrugada de quinta (03/10) para sexta-feira (04/10) com a realização da alvorada.  

Segundo o presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Costa Bueno, os ternos chegaram no local pela Rua João Rabelo de Mesquita (Rua da Madeireira), sentido Largo do Rosário, onde cada terno terá cerca de 8 minutos para se apresentarem ao General das Congadas e o casal de festeiros.

Presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno. Foto: Youtube/Reprodução

O Presidente da Irmandade, Leonardo Bueno, disse ainda, que será afixado um ponto de apoio em frente a Madeireira Catalana, com distribuição de água e refrigerante aos dançadores. Tanto os 10 mil copos com água e os 200 fardos de refrigerantes, foram doados pelo Poder Público Municipal.

PREFEITURA FAZ DOAÇÃO DE APORTE FINANCEIRO PARA TERNOS DE CONGOS

Todos os 25 grupos da congada foram contemplados. Dinheiro servirá como auxílio na preparação para a Festa do Rosário 2019. Foto: Badiinho do Blog

Em cerimônia realizada na tarde da última terça-feira (24/09) no auditório na sede do Poder Executivo, a Prefeitura fez o repasse financeiro aos Ternos de Congo de Catalão e seu Reinado. Os cheques foram entregues pelo Prefeito Adib Elias. Todos os 25 grupos de dançadores inscritos na cidade foram contemplados.

O auxílio financeiro foi autorizado por meio da Lei nº 3.690, de 12 de setembro de 2019, visando dar melhores condições aos Ternos da Congada e Reinado que participarão da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário que completa 143 anos. O valor de R$ 125 mil foi distribuído e entregue em partes iguais a cada um dos representantes legais, ou seja, R$ 5 mil para o Reinado e o mesmo valor para os 24 Ternos.

São eles:

  1. Reinado
  2. Terno de Congo Congregação do Rosário
  3. Terno de Congo Zé do Gordo
  4. Terno de Congo Santa Terezinha
  5. Terno de Congo de Goiânia
  6. Terno de Congo Mariarte
  7. Terno de Congo Marinheiro
  8. Terno de Congo Sagrada Família
  9. Terno de Congo Marujeiro
  10. Terno de Congo São Francisco
  11. Terno de Congo Nsa. Sra. Do Rosário, Nsa. Sra. da Guia
  12. Terno Moçambique Coração de Maria
  13. Terno Moçambique Coração de Mamãe
  14. Terno Catupé Santa Efigênia
  15. Terno Catupé Cacunda Nossa Senhora das Mercês
  16. Terno Catupé Cacunda Nossa Senhora do Rosário
  17. Terno Catupé São Benedito
  18. Terno Vilão Santa Efigênia
  19. Terno Vilão II – Nossa Senhora de Fátima
  20. Terno Penacho
  21. Terno de Congo Prego
  22. Catupé Filhos do Rosário
  23. Moçambique Nossa Senhora do Rosário
  24. Catupé Nossa Senhora Aparecida e Virgem do Rosário
  25. Vilão São Jorge

No momento do recebimento do auxílio, cada representante assinou termo se comprometendo a utilizar o recurso somente em prol da melhoria das condições de apresentação de seus respectivos ternos, devendo prestar contas ao município em no máximo 45 dias.

Em nome de todos os capitães, o presidente da Irmandade do Rosário, Leonardo Bueno, agradeceu o apoio da Prefeitura e a ajuda financeira. “Sabemos da grandeza dessa festa, e que sem a ajuda do poder público seria difícil os ternos iniciarem a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário. Eles precisam de tecidos, arrumar suas caixas, instrumentos, etc. Agradeço ao Prefeito Adib Elias por ser sensível à cultura de nossa cidade, por nos dar tanto apoio sempre e principalmente por contribuir para que aqui em nossa cidade ocorra uma das festas mais lindas do Brasil”, disse ele.

Em seu discurso, o chefe do Poder Executivo destacou a importância da festa para Catalão e o Estado. “É com alegria e respeito que hoje aqui fazemos a entrega desse dinheiro que é uma doação, um incentivo. A festa do Rosário é tradicional em Catalão e também no Estado. Está na nossa cultura, faz parte da nossa história e por isso nos honra poder contribuir com esse percentual. Deixo meu abraço respeitoso desejando que vocês façam uma grande festa, que a cidade receba vocês de braços abertos e que vocês recebam as pessoas que vêm aqui pra conhecer e acompanhar de perto essa que na minha opinião é importantíssima, a segunda maior de Goiás”, destacou Adib Elias.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Catalão acontece de 04 a 14 de outubro de 2019. (Secom/Prefeitura de Catalão). 

 

Escrito por: Badiinho Filho