• 64 99927 3817
anuncie

23 de setembro de 2019

LARGO DO ROSÁRIO COMEÇA A RECEBER ESTRUTURA PARA 143ª FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Estrutura para a centenária Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, já começou a ser montada. Foto: Badiinho do Blog

Quem passa pelo Largo do Rosário, na região central de Catalão, já avista a grande estrutura que está sendo montada para a 143ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, que inicia-se no próximo dia 4 de outubro, às 2h da manhã com a alvorada, e vai até o dia 14 do mesmo mês, com a entrega da coroa da Santa ao novo casal de escolhidos.

CASAL DE FESTEIROS PARA 2020 JÁ FOI ESCOLHIDO 

Novo Casal de festeiros Ginerclei Pereira e Elisabel Ferreira, ao lado de membros da Irmandade e de sua comissão organizadora. Foto: Facebook/Reprodução 

Neste ano, a festa religiosa está sendo promovida pelo casal de festeiros, o empresário André Cândido e Cíntia Emídio, que passarão a Coroa para o Ginerclei Pereira e Elisabel Ferreira, oficializados no último dia 16 de setembro.


CONGADAS

22 ternos de Congos compostos por mais de 5 mil dançadores, irão colorir as ruas da cidade de Catalão, em 4 dos 11 dias de Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário. Foto: Márcia Rosa/Reprodução

As ruas de Catalão ganharão um colorido dos 22 ternos de Congos compostos por mais de 5 mil dançadores, entre bandeirinhas, caixeiros, instrumentistas e dançadores, que manifestam a fé e devoção a Nossa Senhora do Rosário através das Congadas. Durante os 11 dias de festa religiosa, os dançadores se apresentam em quatro oportunidades.

RELIGIOSIDADE

Missa campal no Largo do Rosário durante os 11 dias de festa religiosa. Foto: Márcio Rosa/Reprodução

Além das Congadas, a parte religiosa da centenária Festa do Rosário de Catalão, também é composta com a reza do terço que é rezado em três horários do dia na Igreja de Nossa Senhora do Rosário durante os 11 dias de festa, além das celebrações das missas campais que são celebradas no Largo do Rosário.

Terços são rezados todos os dias em três horários, às 06h da manhã, às 15h da tarde e às 18h da noite. Foto: Arquivo – Blog do Badiinho

PARTE COMERCIAL DA FESTA

Cerca de 570 barracas tomam conta de 9 ruas nas imediações do Largo do Rosário. Foto: Drone Super Catalão/Reprodução

Além das celebrações religiosas, apresentação dos ternos de Congos, a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, conta também com as tradicionais barraquinhas, as quais comercializam roupas, sapatos, eletrônicos, ferramentas e utensílios domésticos. Segundo Adriano Naves, diretor do Departamento de Tributos Imobiliários de Catalão, ao total foram disponibilizados 570 pontos para a instalação das barracas, dos quais, 128 deles são destinados para pessoas de Catalão. Adriano disse ainda, que o prazo para as pessoas de Catalão interessadas em instalar uma barraca na Festa do Rosário deste ano foi estendido até a próxima quarta-feira, 25 de setembro.

Para o comerciante que queira solicitar um espaço, sendo ele de nossa cidade ou de outra localidade, é necessário cópia do alvará de funcionamento em dia, cópia do cartão CNPJ, certidão negativa da empresa e de seus sócios, e para os comerciantes na área da alimentação, é necessário o alvará em dia da Vigilância Sanitária. É também necessário o pagamento calção no valor de R$ 2 mil reais, valor este para que seja cumprida por parte do comerciante, as exigências impostas pelo município, como por exemplo, sair no tempo determinado, no dia 15 de setembro, um dia após a festa ter se encerrado oficialmente.

Escrito por: Badiinho Filho