• 64 99927 3817
anuncie

13 de setembro de 2019

EM DOIS DIAS, DOIS ‘REDEMOINHOS DE FOGO’ FORAM REGISTRADOS EM SANTA HELENA DE GOIÁS

Redemoinho de fogo registrado próximo a GO-325, em Santa Helena de Goiás. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram dois ‘redemoinhos de fogo’ ocorridos durante queimadas em plantações de Santa Helena de Goiás, no Sudoeste do estado. Foram dois fenômenos iguais em dois dias. O primeiro caso foi registrado na última terça-feira (10/9), às margens da GO-210, e o segundo nesta quinta-feira (12/9), em um canavial próxima à GO-325.

No vídeo do primeiro do caso, ocorrido no último dia 10, é possível ver uma grande cortina de fumaça e ao meio as chamas formando o redemoinho. Nas imagens é possível ver ainda pessoas próximas as chamas, o que é perigoso, pois os ‘redemoinhos de fogo’ podem chegar a 80 metros de altura. O aconselhável é se afastar.

Queimadas em Goiás

Nos primeiros 20 dias do último mês, foram registradas 1.320 ocorrências de queimadas em áreas de vegetação em Goiás. O número é alarmante e 25% maior em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro até agora, o Corpo de Bombeiros atuou em 5.452 pontos de incêndio. Na maioria dos estados brasileiros, o número de focos de incêndios já é o maior dos últimos quatro anos. Ao todo, foram registradas em agosto 2.226 ocorrências de incêndio.

De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), gerados com com base em imagens de satélite, as queimadas no país tiveram alta de 82% em relação a 2018. Entre janeiro e agosto do ano passado foram computados 39.194 focos; no mesmo período deste ano, o número de ocorrências chega a 71.497.

As altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar e longo período sem chuvas elevam o risco de incêndios no estado. Segundo alerta de perigo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12% em Goiás. Há risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%.


ASSISTA O VÍDEO

 

Ver essa foto no Instagram

 

GOIÁS PEGA FOGO COM O CALOR; EM SANTA HELENA DE GOIÁS REDEMOINHO DE FOGO ASSUSTOU PRODUTORES RURAIS . . Um redemoinho de fogo de fogo chamou a atenção de produtores rurais na última terça-feira (10/09), em uma área conhecida pela população local como Boqueirão, em Santa Helena de Goiás, região Sul do Estado de Goiás. O fenômeno foi registrado em fotografias e vídeos e compartilhadas em uma páginas de notícias no Facebook, chamada de “Santa Helena Agora”. Os militares do Corpo de Bombeiros não foram acionados para combater as chamas. . O vereador de Santa Helena, Renato Pereira (PDT), afirmou que nesta época do ano os incêndios são bastante comuns na região e os produtores rurais já estão até acostumados a combater as chamas. “Nesta época do ano as áreas agrícolas ficam com muita palha seca, logo fica muito suscetível aos incêndios”, declarou o parlamentar. . Escrito por: Badiinho Filho . #fenomeno #redemoinhodefogo #caloremgoias #temperaturalta #baixaumidadedoar #queimadas #incendioemvegetacoes #blogdobadiinho

Uma publicação compartilhada por Blog do Badiinho (Oficial) (@blogdobadiinho) em

Escrito por: Redação/Dia Online