• 64 99927 3817
anuncie

9 de setembro de 2019

SUSPEITA DE SARAMPO EM CATALÃO É REGISTRADO EM HOMEM DE 38 ANOS QUE FOI ATENDIDO NA UPA; EXAMES ESTÃO SENDO REALIZADOS EM GOIÂNIA E FICARÃO PRONTOS NESTA SEMANA

Vacinas estão disponíveis no 14 postos de saúde de Catalão. Foto: TV Sucesso/Reprodução

Em Catalão, existe um caso suspeito de sarampo, trata-se de um homem de 38 anos de idade que foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento de Catalão (UPA), e segundo reportagem da TV Sucesso Catalão, emissora afiliada da Rede Record, o exame do paciente está sendo feito em Goiânia, capital de Goiás, e deve ficar pronto ainda nesta semana. 


VACINAÇÃO

Priscila  Elias Rosa, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Catalão.  Foto: TV Sucesso/Reprodução

A coordenadora da vigilância epidemiológica de Catalão, lembra que os adultos até 49 anos de idade, devem tomar a vacina contra a doença. “Nos adultos, a gente não está fazendo fazendo doses de vacina para aquelas pessoas que já foram imunizadas, então, a gente precisa avaliar o cartão de vacina dessas pessoas, para então verificar se a Especiais ou não tomar”, disse Priscila  Elias, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Catalão.  

A coordenadora disse ainda, que no caso das vacinas nos adultos, ainda existem algumas contra indicações. “As gestantes elas não podem serem vacinadas, então a gente pede para as mulheres, que estão com alguma dúvida, esclarecemos que elas não podem receber a vacina, a qual pode ser feita até os 49 anos de idade.

Segundo a reportagem da TV Sucesso Catalão, as vacinas estão disponíveis nos 14 postos de saúde da cidade.


SOBRE O SARAMPO

O sarampo é doença infecciosa grava e que pode levar até a morte. A transmissão ocorre por meio de tosse, fala e até mesmo por meio da respiração. 

Os sintomas do sarampo são febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.  


COMO EVITAR O SARAMPO

A única maneira de evitar o sarampo é tomando a vacina. Segundo o Ministério da Saúde, desde o mês de junho, quando começou o surto de transmissão da doença no Brasil, já somam-se quase 3 mil casos de sarampo, 4 mortes foram confirmadas, sendo um adulto e três crianças, justamente por contar desse surto, muitas pessoas passaram a procurar os postos de saúde de todo país. 

“Devido ao surto, o Ministério da Saúde entendeu que o melhor seria antecipar as vacinas para as crianças de seis meses a onze meses. É uma faixa etária que elas não tomavam na rotina, sendo que a primeira dose era com um ano, mas por conta do surto, essa dose foi introduzida, e estamos vacinando essas crianças de seis a onze meses como uma dose extra, uma dose de intensificação para proteger as crianças”. “A criança que tomar a vacina nessa faixa etária (6 aos 11 meses), vai ter que tomar normalmente a dose de rotina com um ano, e depois o reforço com um ano e três meses, ficando a criança com três doses”, reforçou Priscila Elias Rosa. 

 ASSISTA A REPORTAGEM DA TV SUCESSO CATALÃO (REDE RECORD): 


Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da TV Sucesso Catalão