• 64 99927 3817
anuncie

15 de agosto de 2019

INSTITUTO PROFESSOR JOÃO MARGON É INAUGURADO EM CATALÃO; PROJETO VISIONÁRIO É DO EX-PREFEITO HALEY MARGON

Prédio do Instituto João Margon Vaz, o qual está funcionando desde 2016, foi inaugurado na tarde da última quinta-feira (14/08). Foto: Badiinho Filho

Na tarde de ontem, quarta-feira, 14 de agosto, foi oficialmente inaugurado em Catalão, na Rua Deputado Mário de Mendonça Neto, no Bairro Residencial Barka, o Instituto Professor João Margon Vaz, uma instituição de ensino filantrópica, criada pelo visionário, ex-prefeito Haley Margon Vaz, que com toda certeza, é um homem que está muito além do tempo.

O Instituto João Margon Vaz, nasceu em 2016, e a primeiro momento, funcionou dentro da sala de Robótica da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), até que o prédio ficasse pronto, sendo concedidas inicialmente as crianças e adolescentes, aulas de Matemática e Robótica. No dia 7 de novembro de 2017, foi documentado a criação o Instituto, ou seja, foi formalizado o Instituto João Margon Vaz, criado o CNPJ e o Estatuto.

Após dois anos funcionando dentro da UFCAT, o sonho do Senhor Haley Margon Vaz, começou a se tornar realidade, após ter conseguido a doação do terreno por parte da Prefeitura Municipal de Catalão, com ajuda de vários agricultores da cidade, o prédio com mais de mil metros quadrados começou a ser erguido há cerca de um ano atrás, o qual custou mais de R$ 280 mil reais, dinheiro este, que veio da venda de sete lotes que o Senhor Haley Margon Vaz detinha e ofereceu aos seus amigos agricultores para comprá-los, para que o Instituto fosse erguido, o que foi de pronto atendido por eles.

Depois de pronto, em janeiro deste ano, os cerca de 24 alunos começaram a estudar no Instituto Professor João Margon Vaz, que saltou de 24 alunos para 74, sendo estudantes da 6ª a 8ª série, os quais contam com aulas de Matemática, Robótica e Informática, Segundo o próprio fundador, o respeitado Senhor Haley Margon Vaz, sua maior preocupação é com que essas crianças e adolescentes saiam de lá sabendo, prontos para encararem qualquer desafio, tanto na sequência de seus estudos, quanto os que optarem a se ingressarem no mercado de trabalho.

 


O PORQUÊ DA HOMENAGEM AO PROFESSOR JOÃO MARGON VAZ

O encarregado de explicar o porquê da homenagem ao advogado e Professor João Margon Vaz, o qual o Instituto leva o nome, foi o cartorário, ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Catalão, o Senhor João Enéas, que destacou a qual foi a importância do homenageado em nossa cidade, pois tratava-se de um grande homem que aqui viveu, participou ativamente da política de nossa cidade, o qual foi uma pessoa humilde, que tratava todo mundo bem e com igualde em seu escritório e em sua casa, além, é claro, de ter sido o fundador do Colégio Anchieta, onde muitas personalidades de Catalão estudaram.


VEJA A BIOGRAFIA DE JOÃO MARGON VAZ

Professor João Margon Vaz. Foto: Reprodução

João Margon Vaz – Filho de Jerônimo Vaz e Matilde Margon  Vaz, nasceu no dia 28 de abril de 1935 na Fazenda Degredo, município de Catalão. Ainda adolescente, ingressou no Seminário São José, situado no bairro de Campinas, em Goiânia, estudando com os padres redentoristas. Logo depois, foi para o Rio de Janeiro, onde prestou vestibular, ingressando no Curso de Direito da Universidade Nacional. Bacharel em Direito, retornou a Catalão, abrindo um escritório de advocacia, onde exerceu a profissão de advogado durante toda a vida. Ao lado da profissão, aceitou convite de várias escolas e colégios de Catalão, onde lecionou por vários anos. Chegou a ser diretor da Escola Técnica de Comércio Wagner Estelita Campos tendo sido, na época, criador e fundador do Colégio Anchieta. Foi professor de vários empresários e políticos de Catalão e da região Sudeste do Estado de Goiás.  

HOMENAGENS MARCARAM A CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO

Ex-prefeito Haley Margon Vaz, idealizador e fundador do Instituto João Margon Vaz. Foto: Badiinho Filho

Dentre as várias homenagens que o Senhor Haley Margon Vaz recebeu na tarde de ontem, a mais emocionante foi a de seu neto, o jovem Rodrigo Margon, que descreveu a pessoa família, visionária e preocupada com questões voltadas para a área educação. Mesmo no auge de sua vida, o neto disse que o avó é um homem muito antenado, estudioso e que domina e conhece qualquer assunto.

Já o prefeito Adib Elias, destacou o espelho que é o Haley Margon Vaz, o qual fez questão de destacar que ele é o seu conselheiro em muitos projetos que foram implementados em nossa cidade. “Você foi construtor de uma grande cidade, tudo que têm aqui nessa cidade você participou como prefeito, como conselheiro, ou como amigo dos prefeitos. Você foi também construtor de uma grande família, de uma grande cidade, e agora será construtor de homens de mulheres na cidade de Catalão, com este Instituto João Margon que você entrega para a cidade de Catalão”, disse Adib Elias Júnior ao ex-prefeito Haley Margon.

COMO O INSTITUTO SERÁ MANTIDO?

O idealizado e fundador do Instituto, Senhor Haley Margon Vaz, disse que se reuniu com os seus três filhos, para solicitar que eles abrissem mão de suas heranças, para que tudo o dinheiro que lhe resta, seja destinado para manter o Instituto João Margon Vaz, o que garantirá que a instituição sobreviva independente por alguns anos.

Veja o que disse o Senhor Haley Margon Vaz e os demais participantes da cerimônia de inauguração, que contou com a presença de autoridades políticas, representantes da vários segmentos da sociedade e representantes da área da educação.

OUÇA AS PALAVRAS DO SENHOR HALEY MARGON VAZ, IDEALIZADOR E FUNDADOR DO INSTITUTO JOÃO MARGON VAZ

OUÇA O QUE DISSE JOÃO ENÉAS, QUE DESCREVEU QUEM FOI JOÃO MARGON VAZ  

OUÇA AS PALAVRAS DO PREFEITO DE CATALÃO, ADIB ELIAS JÚNIOR, ENDEREÇADAS AO SENHOR HALEY MARGON VAZ

VEJA ALGUMAS FOTOS DO ESPETACULAR INSTITUTO JOÃO MARGON VAZ 

 

Escrito por: Badiinho Filho