• 64 99927 3817
anuncie

12 de agosto de 2019

DEGAP FECHA CADEIA DE GOIANDIRA; PRESOS FORAM TRANSFERIDOS PARA UNIDADE PRISIONAL DE CATALÃO

Diretoria de Administração Penitenciária (DEGAP), fechou a Unidade Prisional de Goiandira. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

A cadeia de Goiandira, cidade localizada a cerca de 17 quilômetros de Catalão, instalada no centro da cidade, foi desativada por determinação da Diretoria de Administração Penitenciária (DGAP), que segundo o órgão, aconteceu devido a pequena quantidade de presos que lá cumpriam pena, e com o fechamento e a transferência dos detentos para a Unidade Prisional de Catalão, o Governo do Estado de Goiás espera economizar recursos.

Há cerca de dois anos atrás um motim foi registrado na cadeia de Goiandira, onde o local ficou praticamente destruído. Após o motim, com ajuda da comunidade, o prédio foi todo reformado, as quais custaram mais de R$ 103 mil reais. Há cerca de um ano, a cadeia de Goiandira foi reaberta novamente, onde agora, não se existe mais detentos.


POSICIONAMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIANDIRA

Promotor de Justiça de Goiandira, Lucas Braga. Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O Ministério Público defendeu por diversas vezes o funcionamento da cadeia da cidade de Goiandira, e desativação da unidade causou indignação no Promotor de Justiça de lá.

“A DEGAP – Diretoria de Administração Penitenciária, se comprometeu em uma reunião assinada pelo seu diretor da época, em assumir a Unidade Prisional desde de que o Conselho Regional da comunidade, e foi cumprido o seu papel, reformou o prédio, gastou-se dinheiro, e a DEGAP, em pouquíssimo tempo, fechou a Unidade Prisional sem comunicar previamente ninguém”, demonstrou sua indignação a TV Anhanguera, o Promotor de Justiça, Lucas Braga.

PRESOS FORAM TRANSFERIDOS PARA UNIDADE PRISIONAL DE CATALÃO

Os presos que cumpriam pena na cadeia de Goiandira, foram transferidos para o presídio de Catalão. Os funcionários que trabalhavam na Unidade foram remanejados para outras cidades.

MUDANÇAS DIVIDI OPINIÕES DE MORADORES DE GOIANDIRA

“Dinheiro investido para ficar parado, fechado, isso é totalmente errado”, disse o Auxiliar de Serviços Gerais, José Donizete.

“Para nós, cidadãos Goiandirenses foi um alívio, você sabe, é um perigo isso dentro da cidade, ainda mais aqui numa saída, então, para nós eu acho que foi um alívio”, disse o comerciante, Silvio Paiva.

POSICIONAMENTO DA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

A Diretoria de Administração Penitenciária (DGAP), informou que os familiares dos detentos foram informados com antecedência sobre as transferências. Sobre a decisão de fechar a cadeia, a DGAP informou, que existe respaldo legal para terem tomado tal decisão.

 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da TV Anhanguera