• 64 99927 3817
anuncie

24 de julho de 2019

NOVO DIRETOR DO ITEGO EM ARTES LABIBE FAIAD, JOÃO ANTÔNIO FALA SOBRE A DETERIORAÇÃO DO ESPAÇO E DE SEUS PROJETOS À FRENTE DO ÓRGÃO EM ENTREVISTA AO BLOG DO BADIINHO

Após indicação do Prefeito Adib Elias, ex-vereador João Antônio foi indicado como o novo diretor do Itego em Artes Labibe Faiad. Posse aconteceu no último dia 15 de julho, no gabinete do prefeito de Catalão. Foto: Reprodução

Graduando em Jornalismo, ex-chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e ex-vereador de Catalão, João Antônio Pinheiro Camargo foi empossado como diretor do Itego em Artes Labibe Faiad no último dia 15, no gabinete do prefeito Adib Elias. Ele concedeu uma entrevista ao Blog do Badiinho, na qual falou sobre os grandes desafios de reconstruir a imagem do Itego em Artes Labibe Faiad. Segundo ele a estrutura física do espaço está totalmente deteriorada, chegando a deixá-lo impressionado ao se deparar com a situação de todas as salas.

“SITUAÇÃO É DE ABANDONO”, AFIRMA O NOVO DIRETOR DO LIBIBE FAIAD 

Prédio encontra-se com infiltrações em vários pontos. Foto: Badiinho Filho

O local conta com um auditório com 411 lugares, um mini auditório com 111 lugares, cerca de 20 salas de aula, além dos blocos administrativo e pedagógico. João Antônio explicou que os auditórios ainda reúnem condições satisfatórias para a realização de atividades e realização de eventos, mas com relação às salas de aula e ao bloco administrativo, estão com infiltrações, rachaduras, além dos espaços externo e interno terem sido tomados pelo mato. Até animais mortos foram encontrados no recinto.

Mato tomou conta da parte externa e interna do Labibe Faiad. Foto: Badiinho Filho

“É com muita lamentação que a gente tomou ciência do descaso que aconteceu aqui nas últimas gestões estaduais, com alguns catalanos que esses governos escolheram para gerir o Labibe Faiad”, disse João Antônio, que disse também que “ainda no último dia 15 de julho, ao assumir o cargo e por determinação do Prefeito Adib Elias, já foram desenvolvidos alguns contatos”, afirmando que ainda nesta semana será dado início a um grande mutirão para dar uma nova cara ao espaço físico do Itego em Artes Labibe Faiad. “Essa é a nossa grande preocupação, pois os catalanos são de autoestima elevada, e querem chegar em um lugar agradável, em um ambiente bonito, e aqui por si só, naturalmente, já é um grande espaço, muito bonito, no alto de um dos morros da cidade, mas precisa ser bem cuidado para recebermos com carinho e com muita qualidade a nossa população”, disse o novo diretor ao Blog do Badiinho.

O novo diretor do Labibe Faiad explicou ainda que lá não se trata mais apenas de um Centro Cultural como ele foi concebido, pois atualmente ele foi transformado em um Centro de Inovação, passando a ser um Instituto Tecnológico. “O Governo de Goiás criou essa rede chamada Itego, que é a política de cursos do Estado na área de Ciência e Tecnologia, da Inovação, na área profissionalizante, mas pela grande importância cultural de Catalão, e também pelo grande espaço que já havia sido disponibilizado no Labibe Faiad, houve a criação do Instituto com cursos voltados principalmente para a arte.”

O Instituto Tecnológico Labibe Faiad, assim como nas demais regiões do Estado, funciona por meio de Organizações Sociais (OS), que são as responsáveis pelas administrações dos Itegos em todo o Estado. “Aqui no Labibe Faiad, nós temos uma gama muito positiva e muito elogiada de cursos, e a intenção agora é ir além dos cursos, de que forma? Devolvendo esse espaço à comunidade, trazendo para o Labibe Faiad todas as veias e vertentes da nossa Cultura, das nossas Artes, eu quero que a gente tenha um calendário mensal de atividades, querendo ter representadas aqui, todas as nossas vertentes, principalmente referentes às artes e à cultura”, disse João Antônio, que trabalhará nos próximos dias no planejamento e elaboração destes projetos.

João Antônio também destacou a importância da unificação das forças em prol da Cultura de Catalão: “Eu sinto, Badiinho, que a Cultura de Catalão não é única, não é unificada, existe muito ciúme, picuinhas. Não pode haver a Cultura da Fundação, à Cultura da Academia de Letras, à Cultura desta ou daquela entidade. Cultura é uma só, então porque não trazer pra cá todas essas representações? Precisarei muito da ajuda da Fundação Cultural, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, da Academia Catalana de Letras, das nossas instituições educacionais e universitárias, e já que eu fui escolhido para ser o elo entre o Estado, o Município e essa Organização Social que administra o Itego, eu quero também tentar proporcionar essa união cultural, que infelizmente até hoje nunca aconteceu em nossa cidade”, disse João Antônio ao Blog do Badiinho.

O Itego em Artes Labibe Faiad hoje conta com os seguinte cursos: Operador de Computador; Excel básico, intermediário e avançado; Artesanato em bordados, crochê e chinelos; Balet clássico; Jazz; Violão; Teclado; Flauta Doce; Interpretação Teatral e Produção de Espetáculos, Teoria e Percepção Musical; Dança do Ventre; Fotografia e Técnico em Publicidade.

Já com relação ao cenário político, João Antônio disse que chega a ser risível a quantidade de nomes que estão se postando como candidatos a prefeito de Catalão nas eleições municipais. A entrevista completa você confere, na íntegra, no áudio abaixo:

 

Escrito por: Badiinho Filho