• 64 99927 3817
anuncie

6 de julho de 2019

16 CÃES FORAM ENVENENADOS EM ABRIGO DE CATALÃO; DOIS ANIMAIS MORRERAM E OUTROS 14 ESTÃO EM RECUPERAÇÃO

Foto mostra cão envenenado em recuperação. Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (05), 16 cães foram envenenados dentro de um abrigo chamado Arca de Noé, o qual funciona em uma residência localizada na Rua 93, no Bairro Castelo Branco.

O Blog do Badiinho apurou que dois deste animais acabaram morrendo, os outros animais estão recebendo acompanhamento de um médico veterinário.

 Os cães envenenados ficavam na parte da frente da residência, e segundo informações, os animais começaram a sofrer crises convulsivas, fato notado quando os cães começaram a se debater no chão. Imediatamente um médico veterinário foi acionado para socorrer os animais.

Nas redes sociais, foi divulgado um laudo, que atesta o envenenamento dos animais. Entramos em contato com os responsáveis pelo abrigo, o qual confirmou o envenenamento dos cães, acreditando eles que alguém jogou alguma coisa pelo muro, porém, sem apontar suspeitos.

Foto: Reprodução

“Eu particularmente, levo a crer que são essas pessoas contra, pessoas que não entendem o sofrimento dos cães abandonados e não aceitam, e tomam uma atitude dessa. Foi um desespero total, mas graças a Deus algumas das protetoras tinha o acesso a um Médico Veterinário que atendeu de emergência, mas é um custo caro, trata-se de medicação cara, e teve que levar cachorros para serem internados, mas eu volto a dizer, que coloco essa conta das pessoas em número muito grande, que não entendem o sofrimento dos animais abandonados, e que não entendem e compreendem o nosso trabalho de proteção a eles”, desabafou Márcio Antônio Gonçalves. 


DIFICULDADES PARA MANTER ABRIGO 

Procurado pelo Blog do Badiinho, Márcio Antônio, falou das dificuldades para acolhimento dos animais em situação de abandono, afirmando que são inúmeras as dificuldades para alimentar os bichinhos e aquisição de medicamentos para aqueles que são acolhidos em situação de vulnerabilidade. 

Outras duas situações que agrava o problema dos cães abandonados em Catalão, exposta por Márcio, é a respeito da não aplicação da vacina anti-cio nos animais, afirmando que uma pessoa detém de um animal em sua casa, ele emprenha, cria um monte de filhotes e ao invés da pessoa fazer a doação deste animais, acha mais fácil colocá-los em uma caixa de papelão e abandoná-los em locais públicos ou em loteamentos com pouca habitação. 


EM 2017 CÃES DE RUA FORAM ENVENENADOS COM PEDAÇOS DE CARNE

Em abril de 2017, cerca de 10 cães de rua foram envenenados com pedações de carne, fato este que aconteceu em diversos bairros de Catalão, causando uma grande revolta e comoção popular na época. Mesmo com imagens que viralizaram nas redes sociais, até hoje não foi apontado o culpado pelo massacre dos animais.


PEDIDO DE AJUDA 

Foto: Reprodução

Os mantenedores do Abrigo de Cães Arca de Noé, pedem ajuda para manter o local, principalmente neste momento de extrema tristeza, onde precisam mais ainda do apoio dos protetores dos animais.


CENTRO DE CASTRAÇÃO DEVE SER INAUGURADO EM AGOSTO

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Catalão está construindo o Centro de Castração de Cães e Gatos abandonados. O espaço está localizado na Rua Belém s/ número, na Vila Erondina. O projeto contempla uma clínica de 220 m² com centro cirúrgico, baias para canil (com capacidade para 50 cães e 50 gatos), recepção, enfermaria contagiosa e não contagiosa, sala de assepsia, expurgo, garagem para castramóvel e área verde, totalizando 413 m² de área construída em um terreno de 1.200 m². 

No total, serão investidos R$ 450 mil. De acordo com o prefeito a iniciativa integra a política de bem-estar animal, com ênfase num programa de controle populacional. ” Com o Centro de Castração teremos toda estrutura necessária para recebermos os animais que estão em estado de abandono, castrá-los e prepará-los para adoção. A intenção é incentivar as pessoas à prática da adoção responsável e promover o controle populacional desses animais”, disse Adib Elias. 

Procurado pelo Blog do Badiinho, o Secretário de Obras de Catalão, Leonardo Martins, disse que o Centro de Castração de Cães e Gatos, será inaugurado em agosto deste ano, mais precisamente na semana de comemoração dos 160 anos de emancipação política de Catalão.  

 

Escrito por: Badiinho Filho