• 64 99927 3817
anuncie

8 de maio de 2019

CONFIRMADO: COM O FIM DO CONVÊNIO COM A PREFEITURA, PRONTO SOCORRO DA SANTA CASA FECHA E PASSA ATENDER SOMENTE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA; DEMAIS ATENDIMENTOS ESTÃO SENDO FEITOS NA UPA E POSTOS DE SAÚDE

Foto: TV Anhanguera Catalão/Reprodução

A TV Anhanguera de Catalão divulgou agora pouco no Jornal Anhanguera 1ª Edição desta quarta-feira (08/05), que com o fim do convênio da Prefeitura de Catalão com a Santa Casa de Misericórdia, o Pronto Socorro da unidade hospitalar, referência em atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde  (SUS), está fechado, e, só está recebendo pacientes com estado de saúde grave, ou seja, somente emergências, onde praticamente em toda a sua totalidade, os pacientes são encaminhadas por ambulâncias.

Com a mudança, as pessoas estão procurando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelos bairros de Catalão.

Segundo o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Catalão, Cairo Roberto Batista, que concedeu informações para a equipe de TV, a não renovação do convênio entre município e a Santa Casa, o qual permitia o repasse de R$ 610 mil reais mensalmente, se deu por decorrência do Prefeito Adib Elias ter intermediado um convênio entre a unidade e o Governo do Estado de Goiás, que prevê repasse de R$ 800 mil reais por mês. O Secretário de Comunicação explicou ainda, que como muitos pacientes de cidades vizinhas utilizavam o Pronto Socorro da Santa Casa, cerca de 40% deles que vinham de outras cidades, esse novo convênio que está prestes a ser assinado, viria a fazer mais justiça.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, esse novo convênio já está disponível para ser assinado brevemente, e como ele deve ser assinado nos próximos dias, então a Prefeitura cancelou o antigo convênio, no sentido de pressionar a direção da Santa Casa para assinar o novo convênio.  

A Secretaria Estadual de Saúde disse que existe sim esse convênio para ser assinado, porém, não existe previsão de quando esse convênio entrará em vigor. Já o diretor da Santa Casa, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita, disse que está negociando com o Estado as regras desse novo convênio, e que hoje está em Brasília na busca por mais verbas federal para a Santa Casa de Misericórdia.

O atual Secretário de Saúde do município de Catalão, Velomar Gonçalves Rios, disse que com o fim do convênio entre Santa Casa e Prefeitura, a saída realmente é a procura dos postos de saúdes nos bairros e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar. Assista abaixo a reportagem completa:

Escrito por: Badiinho Filho/Fonte: TV Anhanguera