• 64 99927 3817
anuncie

12 de março de 2019

CATALÃO: SINDICALISTAS REALIZARAM PROTESTO EM FRENTE A MONTADORA DA MITSUBISHI COM QUEIMA DE PNEUS PARA TENTAREM IMPEDIR NOVAS DEMISSÕES

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), fazendo pronunciamento aos colaboradores da HPE, montadora da Mitsubishi. Foto: Divulgação do SIMECAT/Reprodução

Na manhã desta terça-feira (12), os Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), realizaram uma manifestação na porta da HPE, montadora da Mitsubishi, contra as centenas de demissões ocorridas nos últimos meses. 

Durante o protesto os sindicalistas promoveram a queima de pneus em frente aos portões de entrada da montadora. Foto: Divulgação Simecat/Reprodução

“A empresa na última sexta-feira (01/03) anterior ao feriado de carnaval, ela demitiu 80 trabalhadores, e durante o mês mais de 100, agora, através de uma decisão do conselho, estamos sabendo por meio informações internas, que a empresa irá mandar embora mais 200 trabalhadores nessa semana, e um trabalhador acabou de confirmar ali que tem mais 68 para serem mandados embora hoje.

“A empresa não senta com o Sindicato para discutir uma alternativa que possa evitar essas demissões. O protesto aqui hoje, é para que a empresa atenda a reivindicação do Sindicato, cesse as demissões e marque a reunião para tentar achar uma alternativa, porque demissão não é alternativa hoje para o trabalhador e para a empresa. Se o mercado aquecer novamente a empresa vai precisar de mão de obra, e não têm, e o trabalhador não pode perder o emprego neste momento, não têm emprego na cidade”, disse o presidente do SIMECAT, Carlos Albino em entrevista a repórter da TV Anhanguera, Alaor Rodovalho.

Desde o ano de 2015, alegando adequação ao mercado, montadora já demitiu cerca de 1.300 funcionários. No final de 2017 houve uma reação e a montadora chegou a contratar cerca de 100 funcionários, mas agora a situação econômica mudou, a empresa pisou novamente no freio e o quadro desanimador agora preocupa os funcionários.

Durante os protestos, representantes da montadora entraram com os sindicalistas via telefone e marcaram uma reunião para a próxima quinta-feira, 14 de março.   

No final da tarde, o assessoria de comunicação do SIMECAT publicou um documento que foi enviado para eles pela HPE, o qual oficializa a reunião e se comprometendo a não promover novos desligamentos até a realização da mesma. 

Foto: Reprodução

Assista a matéria da TV Anhanguera Catalão 

 

Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da TV Anhanguera