• 64 99927 3817
anuncie

10 de março de 2019

INEP DIVULGA DATA DE INSCRIÇÃO PARA O ENEM 2019

Foto: Reprodução


O Inep divulgou a data de inscrição para o Enem 2019, além das datas de justificativa de isenção e elaboração das provas. Esse cronograma será efetivado através do Edital que ainda não foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mas as datas já estão definidas.


Como em anos anteriores, as inscrições serão no mês de maio e estará disponível para os candidatos durante 11 dias, entre 06 e 17 de maio de 2019. Aos candidatos que precisarem fazer a solicitação de isenção da taxa, o período será de 01 a 10 de abril, já a aplicação das provas ocorrerá em dois domingos consecutivos, nos dias 03 e 10 de novembro de 2019.


Abaixo você terá acesso ao cronograma já liberado pelo Inep sobre as datas mais importantes do Enem 2019

 

*Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência: 1 a 10 de abril

*Inscrições: 6 a 17 de maio

*Aplicação: 3 e 10 de novembro


O Enem é utilizado por milhares de pessoas como porta de entrada em instituições de nível superior, seja ela particular ou publica, através do ProUni ou Sisu, respectivamente. Somente no ano de 2018, foram mais de 5,5 milhões de inscrições confirmadas, sendo em sua grande maioria composta por mulheres (59,31%). A redação teve um resultado abaixo em relação a anos anteriores, com somente 55 redações nota mil.


Solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019


Para fazer a solicitação de isenção de taxa do Enem, o candidato deverá acessar o site do Inep durante o período de 01 a 10 de abril, deverá passar algumas informações pertinentes ao quadro socioeconômico da família, como você poderá ver a seguir no passo a passo:


*Acessar a página do Inep: https://enem.inep.gov.br/;

*Clique em “Acesse o Sistema de Isenção”;

*Clique em “Isenção Enem 2019”;

*Informe seu CPF e sua data de nascimento;

*Clique na figura que corresponde ao objeto indicado no texto e clique em “Enviar”;

*Confira se você se adequa a alguma das quatro situações que garantem isenção;

*Clique em “Li e concordo” e, depois, em “Continuar”;

*Preencha os dados de endereço e clique em “Continuar”;

*Preencha as informações relacionadas ao Ensino Médio e clique em “Continuar”;

*Se você tem NIS, informe o número ou use a ferramenta “Consulte o NIS”, que direciona para a base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Se você não tem NIS, marque a opção “Não tenho NIS”.

*Clique em “Confirmo minhas informações” e, depois, em “Continuar”;

*Na tela “Confirmação das Informações, confira se está tudo certo;

*Na tela “Questionário Socioeconômico (QSE)”, responda a todas as questões referentes a você e a sua família;

*Na tela “Contato”, informe corretamente os seus dados. É por meio deles que você poderá recuperar sua senha, caso esqueça;

*Na tela “Senha”, você deve criar uma senha que será utilizada para acompanhamento da solicitação de isenção da inscrição do Enem 2019;

*Na tela Resumo das Informações, você poderá conferir os dados informados e o motivo da ausência (caso tenha conseguido a isenção da inscrição do Enem 2018 e não tenha comparecido nos dois dias);

*Clique em “Enviar solicitação”.


Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019

Para ter direito à isenção de pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019, o candidato deve se enquadrar em alguns critérios, caso contrário, o valor a ser pago é de R$ 82,00, através da GRU, Gia de Recolhimento da União. Tais critérios são:


*Candidatos que vão concluir o Ensino Médio em escola pública em 2018;

*Candidatos que tenham obtido certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no Encceja 2017, na modalidade do Ensino Médio;

*Candidatos que tiverem cursado o Ensino Médio completo em escola pública e que puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

*Candidatos que tiverem cursado o Ensino Médio completo com bolsa integral em escola particular e que puderem comprovar renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

*Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal seja de até meio salário por pessoa

*Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que sejam integrantes de famílias cuja renda mensal total seja de até três salário mínimos.

*O CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais, é um sistema do Governo Federal, para famílias com baixa renda, que ganha até meio salário mínimo por pessoa ou até 03 salários mínimos no total da renda familiar.


Como fazer a inscrição do Enem 2019

A inscrição para o Enem 2019 é feita exclusivamente pela internet, pelo site do Inep, na Página do Participante, e durante o período de 06 a 17 de maio de 2019. Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos:


*Documento de Identidade (RG)

*CPF

*Endereço residencial e e-mail válido

Acesso à Página do Participante

A Página do Participante é muito importante para o candidato que fará aprova do Enem, e nela será possível as seguintes atividades relacionadas ao exame:


*Inscrição

*Alteração de dados cadastrados

*Acompanhamento da inscrição (antes e depois de pagar a taxa de inscrição)

*Recebimento do cartão de confirmação

*Divulgação dos seus resultados da prova



Data de realização das provas do Enem 2019

As datas das provas do Enem 2019 também já foram divulgadas, e como em anos anteriores, serão em dois domingos consecutivos, nos dias 03 e 10 de novembro de 2019. Os locais de provas serão divulgados através do cartão de Confirmação, que será liberado em outubro.

 

Escrito por: Redação