• 64 99927 3817
anuncie

12 de fevereiro de 2019

EM TRÊS RANCHOS SOM AUTOMOTIVO SERÁ NA PRAINHA; EM GOIANDIRA APENAS TRÊS CARROS CADASTRADOS FARÃO PARTE DA PROGRAMAÇÃO

Foto: Internet/Reprodução

Desde de que os prefeitos Hugo Deleon de Três Ranchos e Odemir Moreira de Goiandira, principais cidades próximas de Catalão que promovem tradicionalmente o carnaval de rua, uma discussão que foi levantada nas redes sociais, foi em relação ao som automotivo nestas cidades, com questionamentos se terá ou não a atração durante os dias de carnaval.

A resposta é que sim. Tanto na cidade turística de Três Ranchos quanto em Goiandira, terão nas suas programações o som automotivo. Porém, seguindo a legislação ambiental, com horários e locais que não provoquem a pertubação  de sossego das pessoas que moram nestas duas cidades. 

Em Três Ranchos, cidade do lago azul,  o som automotivo não será mais na região urbana. Após reunião realizada com os órgãos de segurança, ficou definido que todo o som automotivo será autorizado na prainha artificial.

O prefeito de Três Ranchos, usou as redes sociais para explicar os motivos da transferência do som automotivo para a prainha. “De três anos para cá, existe a legislação ambiental, foi uma medida promovida pelo Ministério Público do Estado de Goiás, e o Poder Judiciário de Catalão, que determinaram que a Prefeitura de Três Ranchos criasse a Secretária de Meio Ambiente para fiscalização na questão dos ruídos, isso é fato. Nós temos que seguir a legislação, e se caso não seguirmos, a gente poderá ser punido, o município poderá pagar multas, os agentes ambientais também estarão sujeitos a sofrem sanções judiciais, caso eles não agirem de acordo com a lei.

“Existem as brechas para que a gente possa colocar o som automotivo em determinados locais, até porque a festa tem que existir. E é o que a gente está fazendo esse ano. Em outros anos a gente colocou o som automotivo na Praça das Mães, no ano passado na praça do Rosário, e esse ano, queremos fazer um pouco diferente, pois existem muitas reclamações de moradores que não gostam do som. Existem pessoas idosas, crianças, enfim, pessoas que moram na cidade e não se sentem na obrigação de ficarem escutando o som com o barulho muito alto, e para isso o que a gente está fazendo? Estamos inovando, colocando o som automotivo na praia artificial, mas vamos dar condições para isso, com policiamento da Polícia Militar, seguranças, estrutura de tendas para ninguém ficar no sol, banheiros químicos, ou seja, um povo bonito em uma praia artificial toda revitalizada. “Eu tenho certeza que você que gosta do som automotivo vai gostar e muito desse local”, disse o prefeito da cidade de Três Ranchos, Hugo Deleon de Carvalho, afirmando que o som automotivo na prainha estará autorizado das 15 da manhã até às 21h, como ficou definido em reunião com a PM.


Goiandira

O Blog também procurou os organizadores do carnaval de Rua da cidade de Goiandira, e segundo José Renato, que é servidor do município e o responsável pela organização de eventos na cidade, disse que apenas três carros de Goiandira, os quais foram cadastrados pelo município junto a Polícia Militar e ao Ministério Público, estarão autorizados a ligar o som automotivo no local do evento, no mais, nenhum outro veículo poderá fazer o uso som na altura que infrinja a legislação ambiental, isso vale tanto para o local do evento ou em lugares dispersos da cidade. José Renato disse ainda, que inclusive as músicas a serem tocadas nos veículos cadastrados, serão fiscalizadas por ele, para que não executem canções com xingamentos e ofensas, uma vez que participam do carnaval na cidade, pessoas de todas as idades, como crianças e idosos, tanto que  o carnaval de Goiandira é conhecido como o carnaval das famílias em nossa região.

Fiscalização

Tenente Leandro Borges do 18º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Pirapitinga/Catalão. Foto: TV Sucesso/Reprodução

O Blog do Badiinho também esteve ontem, segunda-feira (11), na sede do 18º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Pirapitinga, para sabermos das informações e repassarmos aos nossos leitores, como agirá a PM com relação a fiscalização do som automotivo nas cidades que irão promover o carnaval de rua. Ouça o que disse o Tenente Leandro Borges:

Veja a programação das duas cidades 


Três Ranchos 

Goiandira 

Foto: Reprodução

 

Escrito por: Badiinho Filho