• 64 99927 3817
anuncie

30 de janeiro de 2019

DE ESCOLA PÚBLICA DE CUMARI-GO PARA A PRIMEIRA TURMA DE MEDICINA DA UFG/UFCAT DE CATALÃO; ASSIS JÚNIOR CONTOU COM MAIS DE 10 MIL HORAS DE AULAS ONLINE ASSISTIDAS E MUITA DEDICAÇÃO

Da escola pública para a primeira turma do Curso de Medicina da UFG/UFCAT, esse é o mais novo cursando de Medicina da Universidade Federal de Goiás (Campus Catalão/UFCAT), Vilmar Assis Gonçalves Júnior, 20 anos de idade. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

“É uma sensação imensurável. Quando entrei no site e percebi que fui selecionado, desabei. Abracei meus pais, meu irmão, minha namorada e choramos juntos. Percebi que os dois anos de estudos valeram a pena. Terminei meu Ensino Médio em 2016, comecei a estudar sozinho, por meio de cursos online, em 2017. A rotina era um pouco pesada. Levantava cedo e orava por uma hora (momento com Deus de suma importância). Começava a estudar às 8hr e parava às 12hr. Dormia e voltava às 13:30hr. Parava às 19hr quando tinha culto na minha igreja ou encontro com a namorada. Quando voltava ficava até 1hr ou 2hr da manhã. Cedo assistia as aulas e aprendia matérias, parte da tarde e noite focava em exercícios e revisões. Fim de semana era dedicado a simulados e redação. Nos últimos 10 meses foram feitos 11.000 exercícios, 41 redações e mais de 10.000 horas de aulas assistidas”.

Esse é o depoimento do mais novo cursando de Medicina da Universidade Federal de Goiás (Campus Catalão/UFCAT), Vilmar Assis Gonçalves Júnior, 20 anos de idade, filho de Vilmar de Assis Gonçalves – Enfermeiro aposentado e vereador em Cumari e da professora pós-graduada em Pedagogia, Neiva Rosa Martins do Prado Gonçalves. Assis Júnior, como é conhecido, fez o ensino Fundamental e Médio nos Colégios Estaduais Castro Alves e Getúlio Evangelista da Rocha, em sua cidade natal, Cumari-Goiás, localizada a 34 quilômetros de Catalão.

Assis Júnior, dedicou todo seu tempo nos últimos anos e assistiu 10 mil horas online para conseguir a aprovação no Curso de Medicina em Catalão. Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Após concluir o Ensino Médio, dedicou-se mais ainda aos estudos, e de domingo a domingo, todo o seu tempo, até a madrugada a fora, era de pura dedicação a estudar, fazendo exercícios, revisões, simulados e redações,  além de assistir aulas online, que chegaram a marca de 10 mil horas de aulas assistidas pela internet.

A recompensa de seu esforço, foi a aprovação para umas das concorridas 50 vagas da primeira turma do Curso de Medicina da UFG/UFCAT, na cidade de Catalão, cuja as aulas começarão no dia 13 de março.

A nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de Vilmar Assis Gonçalves Júnior, foi de 756 (com 980 na redação). Porém, Assis Júnior, explicou que como a UFG tem pesos em cada matéria, a nota dele abaixou para 744, e na modalidade (Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente de renda (art. 14, II, Portaria Normativa Nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas – Lei nº 12.711/2012), em que ele foi aprovado, ficou na 5º colocação, onde havia apenas 6 vagas.


Todo mundo é capaz de realizar seus sonhos!

A história do jovem da pequena e pacata cidade de Cumari, no sudeste goiano, que sempre estudou em escolas públicas, mostra que não é apenas o poder aquisitivo que faz o ser humano conquistar seus objetivos, mas sim, acreditar em si próprio e, em seus sonhos, os tornando-o como objetivo de vida, ou seja, com humildade, esforço, dedicação e paciência, seus objetivos sempre serão alcançados, basta apenas ter perseverança e persistência. 

 

Escrito por: Badiinho Filho