• 64 99927 3817
anuncie

22 de janeiro de 2019

SANTA DE MISERICÓRDIA DE CATALÃO CELEBROU 70 ANOS DE FUNDAÇÃO

Cerimônia de comemoração dos 70 anos da Santa Casa de Catalão reuniu autoridades locais. Foto: Assessoria da Santa Casa/Reprodução.

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão comemorou na última sexta-feira (18), 70 anos de fundação. A instituição foi fundada no dia 18 de janeiro de 1949 e inaugurada em 20 de agosto de 1959. A fundação se deu com a reunião de pessoas de diversos segmentos da sociedade, no Fórum de Catalão, lideradas pelo então prefeito da época João Neto de Campos.

Foram os fundadores: João Meireles, João Martins Teixeira, Lamartine Pinto de Avelar, Jamil Sebba, Euclides Santos, João Miguel Safatle, Enéas da Fonseca, Tharsis Campos, Jorge Miguel Chaud, José Victor Rodrigues, João Neto de Campos e Antônio Miguel Jorge Chaud.

A fundação da Santa Casa teve como objetivo, criar um hospital que desse atendimento médico hospitalar a uma população estimada em 15.000 habitantes e, principalmente, as pessoas carentes, impossibilitadas de procurar assistência médica em outra cidade.

Cerimônia em comemoração dos 70 anos da Santa Casa de Catalão reuniu dezenas de pessoas, entre autoridades, familiares dos fundadores da unidade e autoridades. Foto: Assessoria de comunicação da Santa Casa.

Na celebração dos 70 anos de fundação, o provedor da Santa Casa, Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita, homenageou os fundadores do hospital que foram representados pelas famílias. O provedor da Santa Casa ressaltou a importância da instituição hospitalar para Catalão e região e reforçou o lançamento da campanha “Abrace a Santa Casa”, que visa conscientizar a população sobre a sua importância para a cidade e arrecadar doações para ajudar na manutenção dos serviços médico-hospitalares.

Como início da campanha de arrecadação das doações, um grupo de empresárias realizou o sorteio da rifa de uma leitoa realizado no evento, onde arrecadaram R$8.685,00 que foram doados para a Santa Casa comprar roupa de cama para os leitos do SUS.

De acordo com Dr. Aguinaldo Gonçalves Mesquita, por enquanto, a campanha está sendo divulgada por colaboradores da Santa Casa. “Mas acredito que assim que os clubes de serviço, que são parceiros inestimáveis do nosso hospital, entrarem nessa iniciativa, a campanha ganhará muito mais amplitude”, prevê Dr. Aguinaldo.

Estiveram presentes na celebração dos 70 anos da Santa Casa o Secretário de Saúde de Catalão, Dr. Fernando Neto; o Reitor da Universidade Federal de Goiás, professor Edward Madureira Brasil; a Diretora da UFG/Regional Catalão, Roselma Luchese; Venerável da Loja Maçônica Paz e Amor III, Rubens de Cássia; os vereadores, Luiz Socorro Moreira, Helson Barbosa de Souza (Caçula), Rodrigão, Silvinha; a representante do Lions Clube Internacional, Leni Rodrigues Reis; o presidente do Rotary Club de Catalão, Divano Elias da Silva; o Secretário de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Catalão, Leovil Evangelista; familiares dos fundadores, médicos e colaboradores.

 

Escrito por: Redação