• 64 99927 3817
anuncie

19 de janeiro de 2019

AULAS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL COMEÇAM NA SEGUNDA (21) PARA MAIS DE 485 MIL ALUNOS

Ano letivo na rede pública estadual começa nesta segunda-feira (21/1) para mais de 485 mil estudantes, distribuídos pelas 1.044 escolas em Goiás. Foto: Reprodução

O ano letivo na rede pública estadual começa nesta segunda-feira (21/1) para mais de 485 mil estudantes, distribuídos pelas 1.044 escolas em Goiás. Para dar as boas-vindas aos alunos, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) Fátima Gavioli visitará três unidades escolares ao longo do dia, inclusive realizando entrega de utensílio de merenda e de 73 ônibus do transporte escolar.

A primeira parada será no município de Ouro Verde. A partir das 7h30, a secretária visita o Colégio Estadual Roque Romeu Ramos. A unidade atende cerca de 270 alunos, matriculados do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Às 13h30, a visita ocorre no Centro de Ensino de Período Integral (Cepi) Cecília Meireles, em Aparecida de Goiânia. Além de recepcionar os 390 alunos do Ensino Médio para o primeiro dia de aula, a secretária fará a entrega de um balcão térmico para a escola, que funciona em regime de tempo integral.

O balcão térmico será utilizado na distribuição das refeições – são três por dia. Além de oferecer autonomia ao aluno especialmente na hora do almoço, já que ele poderá servir o próprio prato, o utensílio mantém a temperatura ideal dos alimentos. A Seduce, por meio da Gerência de Merenda Escolar, adquiriu 200 balcões térmicos que serão entregues a todos os Cepis ainda no primeiro semestre.

Por fim, às 19h30 a parada será no Colégio Estadual Jardim América, em Goiânia. A expectativa é que a unidade escolar atenda a 1,3 mil alunos neste ano, sendo: Ensino Médio no período matutino; Ensinos Fundamental e Médio no vespertino; e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no noturno.

Transporte escolar

Durante o tour pelas três escolas, a secretária Fátima Gavioli fará a entrega efetiva de 73 ônibus do transporte escolar a 60 municípios parceiros. Eles fazem parte do lote de 99 veículos que chegaram a ser anunciados pelo governo anterior, mas não foram entregues.

Desde que assumiu a Seduce, Fátima tem se empenhado para acelerar os trâmites burocráticos a fim de que os ônibus cheguem aos municípios, beneficiando centenas de estudantes, especialmente moradores de áreas rurais. Os 60 municípios que já realizaram o recolhimento da taxa de licenciamento receberão os veículos neste início de ano letivo. Os outros 26 ônibus serão entregues tão logo a documentação esteja em dia.

Os ônibus possuem comprimento de 7 metros, capacidade para 23 (vinte e três) passageiros adultos sentados ou 29 (vinte e nove) estudantes sentados, mais o condutor. Todos são preparados para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida.

Calendário 2019

O calendário das escolas públicas estaduais para este ano prevê 203 dias letivos, sendo 107 no primeiro semestre e 96 no segundo. O início das aulas será no dia 21 de janeiro e o término no dia 18 de dezembro. O primeiro semestre se encerrará no dia 28 de junho e o segundo semestre iniciará no dia 1º de agosto.

 

Escrito por: Redação/Comunicação – Seduce