23 de maio de 2018

Greve dos Caminhoneiros: cerca de 1.800 caminhões parados na cidade de Catalão nos dois primeiros dias de manifestação

Em apenas dois dias de manifestação, cerca de 1.800 caminhões estão parados em vários pátios da cidade de Catalão. (Foto: Blog do Badiinho).


A greve dos caminhoneiros do Brasil entra para o seu terceiro dia, e em Catalão o que se viu foi muita união e organização entre eles. Ontem, quarta-feira, 22, a reportagem do Blog do Badiinho esteve em todos os pontos de concentrações que foram instalados nas margens da BR 050. 


Ponto do DIMIC

Começamos nosso tour por volta das 14 horas, onde nossa primeira parada foi em frente ao trevo que dá acesso ao Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC). Neste local, os caminhoneiros que apareciam eram instruídos a encontrarem um lugar para estacionar, mas  centenas de caminhões estavam parados no  pátio da antiga Adorno e nas imediações, naquele momento em que estávamos lá, estimava-se que mais de 200 caminhões de diversos tipos de cargas pararam por ali mesmo, com exceção de produtos hospitalares e alimentos perecíveis que continuavam tendo acesso livre. Neste ponto, os motoristas que se quer contam com uma cozinha em seus caminhões, almoçavam um churrasco acompanhado de refrigerantes, tudo doado por pessoas ligadas ao transporte, como a Associação dos Transportadores Autônomos de Catalão  (Atac), que tem prestado total auxílio aos manifestantes. 


Ponto do Posto Mangueiras 

Ao dirigirmos ao segundo ponto, passamos também pelo Posto JK, onde encontra-se um número significativo de caminhões e carretas estacionados. No segundo ponto que visitamos, no trevo de acesso ao Posto Mangueiras, uma grande concentração de motoristas se reuniram debaixo de uma sobra de uma árvore, nas margens da BR 050 e, quando apontava algum caminhão, os motoristas iam para a pista comunicar o condutor do veículo, orientando ele a parar em algum lugar. 


Ponto Adubos Araguaia 

No terceiro ponto, em frente ao Adubos Araguaia, quase não se via caminhões, pois eles estavam estacionados dentro do pátio de uma empresa, outros em ruas próximas a BR 050. Neste ponto a nossa reportagem presenciou o momento em que os manifestantes liberaram um caminhão de reabastecimento de oxigênio hospitalar, por ser carga de sobrevivência humana. 

Em nosso quarto e último ponto visitado, instalado na entrada de uma das mineradoras, também quase não havia caminhões, porém, uma tenda estava instalada nas margens da BR 050, resguardando a rodovia para que outros caminhões não prosseguissem viagem. 


Greve irá prosseguir nesta quarta-feira (23)

Nossa produção entrou em contato com o Wallace Landim, um dos principais organizadores do movimento na cidade, o qual disse por telefone que aproximadamente 1.800 caminhões estão parados na cidade de Catalão, e que a greve prossegue normalmente durante o dia de hoje, e mais com mais um agravante, é que partir desta quarta só vai passar caminhões com cargas de remédios, cargas vivas e oxigênio hospitalar, cargas perecíveis serão instruídas a aderirem a greve de forma pacífica. “Nossa greve só vai parar quando eles (governo) assinarem o decreto atendendo nossas reivindicações, que são elas; redução da carga tributaria nos preços do diesel, PL 528, Marco Regulatório do Transporte e o não pagamento do eixo suspenso nos pedágios”, disse Wallace Landim, um dos organizadores da greve na cidade de Catalão. 


Carreata para convocar população a apoiar o movimento

Às 08 horas da manhã desta quarta-feira, 23 de maio, os caminhoneiros sairão em carreata, partindo do Distrito Minero Industrial de Catalão (DIMIC) sentindo ao Adubos Araguaia, onde de lá, irão percorrer algumas ruas da cidade para convocar a população a apoiar a greve, pois o manifesto beneficiará não somente os trabalhadores do transporte, mas sim toda a população brasileira que tem sofrido com os aumentos abusivos no preço da gasolina.

O Blog do Badiinho vai continuar acompanhando a greve dos caminhoneiros em Catalão durante toda essa quarta-feira, 24 de maio. 

Vejam algumas fotos feitas pelo blogueiro Badiinho durante a greve dos caminhoneiros em Catalão no dia de ontem, quarta-feira, 22 de maio: 

Foto: Blog do Badiinho
Foto: Blog do Badiinho
Foto: Blog do Badiinho
Foto: Blog do Badiinho

 

Escrito por: Badiinho Filho

Fotos e Vídeos: Blog do Badiinho