18 de junho de 2018

Detentos da cadeia de Catalão provocaram princípio de motim para terem de volta aparelhos de TV's

Cerca de 65 detentos da Unidade Prisional de Catalão se rebelaram e colocaram fogo em alguns colchões na tarde do último domingo (17). (Foto: Corpo de Bombeiros/Reprodução). 

A Polícia Militar e militares do Corpo de Bombeiros, foram acionados na tarde de ontem, domingo, 17 de junho, por agentes penitenciários da Unidade Prisional de Catalão, para combaterem incêndios dentro de algumas celas que teriam sido provocados pelos próprios detentos após se rebelarem.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 65 se rebelarem e atearam fogo em alguns colchões, porém, quando os militares chegaram ao local, os próprios detentos já haviam apagado as chamas. Já a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), disse em nota que o princípio de motim aconteceu por volta das 17h30, quando presos da ala D quebraram os cadeados de três celas e colocaram fogo em colchões. Esses detentos que se rebelaram, reivindicavam ter de volta, aparelhos de TV’s, os quais foram retirados do presídio após terem  sido encontrados alguns produtos ilícitos.

A contenção inicial foi feita pelos próprios agentes penitenciários que acionaram a Polícia Militar para fazer a segurança do lado externo da Unidade Prisional, localizada no Bairro Jardim Primavera, na saída para Goiânia. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, e sem seguida acionaram o Grupo de Intervenção Tática (GIT) e o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE). 

Quanto aos detentos, eles foram isolados na área destinada ao banho de sol, até que os reparos emergenciais fossem feitos nas instalações da Unidade  Prisional de Catalão.  

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do lado de fora da Unidade Prisional de Catalão. Foto: (Corpo de Bombeiros/Reprodução).

Escrito por: Badiinho Filho 

Fotos: Corpo de Bombeiros/Reprodução