22 de fevereiro de 2018

Com o fim das chuvas, aumenta preocupação dos casos de dengue em Catalão

Entulhos e lixos em lote abandonado ao lado do IBGE de Catalão, na Rua Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no Centro de Catalão. (Foto: Reprodução/Internauta).

O tempo ainda é de chuva na região, mas este período chuvoso está acabando e com isso, aumenta muito a preocupação nos casos de dengue em nossa cidade. Lotes e construções abandonadas com entulhos e lixos que acumulam água, como sacolas, pneus, garrafas e latas de refrigerantes e cervejas, dentre outros objetos que contribuem para a proliferação do mosquito transmissor da dengue e da Zika Vírus aedes aegypti, são o tormento de muita gente. Uma outra preocupação dos catalanos quanto aos casos de dengue, é com relação aos ferros velho e veículos sucateados abandonados nas ruas ou até mesmo em terrenos particulares. 

O prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior (MDB), disse ao Blog do Badiinho em recente entrevista, que a partir do próximo mês, serão notificados cerca de 15 mil  lotes vazios em Catalão, que segundo o chefe do executivo da cidade, a maioria destes lotes estão nas mãos de seis, sete donos, os quais receberão as notificações da Prefeitura Municipal, e se acaso não realizarem a limpeza, a prefeitura realizará e emitirá a cobrança, não sendo paga, ela será cobrada no IPTU. Elias também disse que a limpeza será feita tanto no período chuvoso quanto em outras estações do ano, mais precisamente de quatro em quatro meses. O prefeito afirmou que uma equipe  e todo o maquinário está sendo preparado para tal ação.

Prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), disse que ações serão iniciadas a partir do próximo mês. Foto: Badiinho

Quanto aos veículos abandonados, Adib Elias disse que o pior de todos são os que estão na responsabilidade da Polícia Civil, pois estão abandonados em frente a delegacia, que não tendo mais lugar para colocar, os veículos são depositados na rua. Adib disse que a Polícia Civil deve tomar providencia do problema, porém, o prefeito afirmou ter uma relação muito boa com a polícia, inclusive, afirmou que quando assumiu como prefeito em 2017, havia mais de trinta veículos no pátio da prefeitura, sendo exigido por ele que estes veículos fossem retirados. “O que não pode é carros velhos, com vidros quebrados, acumulando água e dando crescimento de dengue na cidade de Catalão”, disse em entrevista o prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB). 

Já o chefe de endemias de Catalão, Giovani Franco, disse que estão sendo realizados mutirões nos bairros para eliminação mais rápida dos focos do mosquito da dengue. 

Giovani Franco, chefe do departamento de endemias de Catalão. Foto: Reprodução/Internet

“Para agilizar o trabalho aqui em Catalão e nos distritos (Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde), nós estamos fazendo os mutirões nos bairros com toda equipe reunida, agilizando assim, a eliminação mais rápida dos focos e consequentemente parando uma possível cadeia de transmissão. Neste trabalho, também estamos focando nas casas de locação, procurando as imobiliárias e voltando em todas as casas que quando fazemos o trabalho rotineiro estão fechadas. Uma ferramenta que muito nos auxilia é o Disk Dengue (64-3442 5449), com ele a população nos informa possíveis criadouros ou locais propícios para procriação, através disto enviamos nossas equipes e notificamos os proprietários, buscando assim, a solução do problema. Quando temos algum caso confirmado de alguma doença, nós fazemos o bloqueio focal que é a eliminação dos focos e após o bloqueio costal que é feito com as bombas costais que substituem o fumacê. Portanto estamos em plena atividade com o trabalho ativo na cidade e nos distritos”, disse Giovani Franco ao Blog do Badiinho. 


Dicas para evitar a dengue 

Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.