Blog do Badiinho - A Verdade em Primeiro Lugar!

Alunos das Escolas Municipais de Catalão realizam Provinha Brasil

Estudantes do segundo ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Catalão realizam, entre os dias 6 e 8 de maio, as avalições da chamada Provinha Brasil. O exame é uma avaliação diagnóstica que tem por objetivo oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecido às crianças.

Este ano, Catalão adotou a orientação do Ministério da Educação (MEC), que aconselha que um professor da turma aplique a prova a seus alunos. “O método de aplicação da prova adotado este ano é uma inovação em nossa rede. Assim, o aluno passa pela avaliação sob a orientação de seu professor e não por um desconhecido. Isso faz com que o exame transcorra de uma forma mais tranquila pelas crianças”, explicou o secretário da Educação, Sousa Filho.

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ficará responsável pela correção das avaliações e pelo envio das notas ao MEC.

Provinha Brasil

A partir das informações obtidas pela Provinha Brasil, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização. Todo conteúdo assimilado pelos educadores ajuda na tarefa de fazer com que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade – uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Até o ano passado, as notas da Provinha Brasil não eram divulgadas. Este ano, as notas serão publicadas do site do MEC.

 

SecomCatalão

Comente Sobre Alunos das Escolas Municipais de Catalão realizam Provinha Brasil

Compartilhe