Alunos das Escolas Municipais de Catalão realizam Provinha Brasil

Estudantes do segundo ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Catalão realizam, entre os dias 6 e 8 de maio, as avalições da chamada Provinha Brasil. O exame é uma avaliação diagnóstica que tem por objetivo oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecido às crianças.

Este ano, Catalão adotou a orientação do Ministério da Educação (MEC), que aconselha que um professor da turma aplique a prova a seus alunos. “O método de aplicação da prova adotado este ano é uma inovação em nossa rede. Assim, o aluno passa pela avaliação sob a orientação de seu professor e não por um desconhecido. Isso faz com que o exame transcorra de uma forma mais tranquila pelas crianças”, explicou o secretário da Educação, Sousa Filho.

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ficará responsável pela correção das avaliações e pelo envio das notas ao MEC.

Provinha Brasil

A partir das informações obtidas pela Provinha Brasil, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização. Todo conteúdo assimilado pelos educadores ajuda na tarefa de fazer com que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade – uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Até o ano passado, as notas da Provinha Brasil não eram divulgadas. Este ano, as notas serão publicadas do site do MEC.

 

SecomCatalão

Comentários

Comentários



Patrocinadores
Curta nossa página