30 de outubro de 2014

Balancetes do ex-prefeito Adib Elias (PMDB) foram aprovados pelo legislativo de Catalão

Escrito por: Cristina Mesquita (A Gazeta 24 horas)

DSCN0011
“Vereadores aprovaram as contas do ex-prefeito Adib Elias (PMDB)”

A 38ª sessão da Câmara de Vereadores de Catalão, realizada nesta última quarta-feira (29), foi considerada tranquila, se for levado em conta um dos projetos que estava na Casa: a segunda votação das contas de 2007, do ex – prefeito Adib Elias.

Há 15 dias, o projeto criou polêmica. Em decorrência da anulação de uma sessão que reprovou as contas do ex – prefeito, em maio deste ano, o projeto voltou à Casa. Em sua primeira votação, assim que o advogado do ex – prefeito, Leonardo Santa Cecília, fez sua defesa, o tucano João Antônio pediu vistas ao projeto e foi negado pela presidência da Mesa. Os vereadores da base aliada deixaram o Plenário e o presidente seguiu com a sessão. O vereador Pedrinho (PSD), que apesar de ser da base, votou pela aprovação das contas. No dia seguinte, os vereadores aliados ao prefeito Jardel entraram na Justiça pedindo a anulação da sessão, por conta da negativa às vistas.

Na sessão da semana passada, o pedido de vistas foi aprovado e hoje o projeto foi apreciado e votado pela segunda vez. Apenas o vereador Donizete faltou à reunião. Mas o seu voto não fez diferença. A base aliada perdeu, com votos contrários às contas do tucano João Antônio, o líder do prefeito, Aurélio Campos, Silvano Batista, Valmir, Juarez Rodovalho e Paulo César, com abstenção da tucana Regina Félix. A decisão foi comemorada pelo público presente.

O líder do governo explicou que os pareceres foram entregues,  analisados e votados de “acordo com sua consciência (de cada vereador), lendo ou não lendo os pareceres. Aqui é uma democracia, cada um votou de acordo com o que a sua consciência mandou”.  As duas surpresas da votação foram os votos favoráveis ao ex – prefeito, do Leonardo Bueno e do Pedrinho. A aprovação foi rápida. A base, porém, pediu que a Mesa Diretora lesse o parecer contrário do presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Silvano Batista, o que fez com que demorasse o desenrolar.  “As pessoas entenderam, você tem que tirar a pessoa não é no “tapetão” é no voto”, disse o presidente, Deusmar Barbosa, com relação ao projeto aprovado.

Ainda na mesma sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade, projeto do vereador Pedrinho, que torna a Associação de Equoterapia, de utilidade pública. Com a decisão, o grupo pode elaborar projetos para serem bancados por empresas e pelo município. Os vereadores aprovaram também o repasse, em forma de benefício no salário dos agentes de saúde de Catalão (para equipes de atenção básica). O dinheiro virá por meio do governo Federal e não foi definido quanto cada agente receberá. O projeto, segundo a tucana Regina Félix é um requerimento de sua autoria do ano de 2011.

Entrevista com o Presidente da Câmara de Catalão, Deusmar Barbosa da Rocha

DSCN0027
“Vereador Desmar Barbosa (PMDB), presidente do legislativo de Catalão”

Entrevista com Silvano Batista (PR), vereador da base do prefeito 

DSCN0035
“Vereador Silvano Batista (PR)”